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terça-feira, 3 de maio de 2011

Sugestões de filmes - Ciências humanas

SUGESTÕES DE FILMES
· Sobre fenômenos geológicos e relação com a natureza:
? As forças da Terra (Born of Fire, 1983, EUA, direção: Thomas Skinner e Dennis Kane)
Sobre abalos sísmicos. Uma produção da National Geographic que explica porque certas
regiões são mais sujeitas a terremotos e erupções vulcânicas, e de como fica a paisagem
destas regiões.
? Dersu Uzala (Dersu Uzala; 1975; URSS/Japão, direção: Akira Kurosawa) A relação do
homem com a natureza. No fim do século XIX, um cartógrafo russo recebe a incumbência
de realizar um mapeamento de áreas da Sibéria; ali conhece um caçador mongol e se
tornam amigos.
? Chuva Negra (Black Rain, 1989; EUA, direção: Ridley Scott) Sobre o Japão e a
poluição ambiental. A viagem de um policial que vai a Osaka entregar um condenado. Foi
considerado como uma resposta dos EUA à invasão de produtos japoneses.
? O inglês, o homem que subiu a colina e desceu a montanha (The englishman who went
up a hill but came down a mountain; 1995; Grã Bretanha, direção: Christopher Monge) –
Durante o período da primeira guerra, topógrafo inglês realiza medições no País de Gales e
decepciona uma pequena comunidade por constatar que sua maior elevação, identidade dos
galeses, não será incluída no primeiro mapeamento geral da Grã Bretanha. Pode ser
utilizado para mostrar a importância dos geossímbolos. É importante para quem gosta de
ver aspectos cartográficos.
qAs montanhas da Lua. (Mountains of the moom; 1990, Grã Bretanha, direção: Bob
Rafelson) – Refere-se à expedição de busca às nascentes do Rio Nilo, capitaneada por
Richard F. Burton e John Hanning Speke, a serviço da Companhia das índias Ocidentais, na
segunda metade do século XIX.
qHimalaia. (Himalaia, l’enfance d’un chef; 2004, França/Inglaterra/Suíça/Nepal, direção:
Roger Mills) – Cotidiano e conflitos de moradores de uma aldeia no Himalaia. O diretor foi
fotógrafo da National Geographic e o filme selecionado para o Oscar de filme estrangeiro.
qOs lobos nunca choram (Never Cry Wolf; 1983, EUA, direção: Carrol Ballard) –
Naturalista canadense vai ao Ártico para estudar a vida de um tipo de lobo. Baseado em
fatos reais de Farley Mowat.
qVolcano, a Fúria (Volcano, 1997, EUA, direção: Mick Jackson) Um estranho fenômeno
faz com que um vulcão antes inativo entre em erupção em Los Angeles. Interessante para,
inclusive, mostrar o que não é possível de ocorrer.
qO dia depois de amanhã (The day after tomorrow; 2004, EUA, direção: Roland
Emmerich) – Atitudes que provocaram, por exemplo, o aquecimento global e outras
modificações ambientais, geram uma onda de catástrofes que irá modificar a vida na Terra.
Útil também para analisar algumas impossibilidades colocadas no filme.
qKoyaanisqatsi – uma vida fora de equilíbrio (Koyaanisqatsi, life out of balance; 1983,
EUA, direção: Godfrey Reggio) – Um documentário de sons e imagens – sem diálogos –
que contrasta a beleza da natureza com o frenesi da sociedade urbana.
· Sobre Colonialismo e Descolonização:
? Queimada (Quemada ou Burn!; 1969, Itália/França, direção: Gillo Pontecorvo) – Sobre
neocolonialismo. Um filme importante para se entender como as nações agem para
libertar” um país para dominá- lo.
? O atentado (Attentat; 1972, França, direção: Yves Boisset) Sobre a história de um líder
socialista argelino (Ben Barka) que participou da luta pela independência de seu país. Narra
seu seqüestro e assassinato em Paris em 1965.
? Passagem para a Índia (Passage to Índia; 1984, Inglaterra, direção: David Lean) – A
colonização inglesa na Índia, retratada através de uma jovem que sofreu um estupro e o
principal suspeito, um amigo indiano.
? Gandhi (Gandhi; 1982, Inglaterra, direção: Richard Attenborough) – Sobre a vida de
Gandhi e a colonização inglesa na Índia, até a independência da mesma.
? A Batalha de Argel (Battaglia di Algeri; 1965, Itália/Argélia, direção: Gillo Pontecorvo)
– Procura reconstituir, em forma de documentário, a luta da Argélia em sua luta pela
independência da França entre os anos 1954 e 1962.
? Entre dois amores (Out of África; 1985, EUA, direção: Sydney Pollack) Sobre a
colonização inglesa na África, com base em livros autobiográficos de Karen Blixen.
Recordações de sua juventude passada em fazenda africana.
· Sobre a Rússia e/ou URSS, Revolução Russa e Socialismo:
? O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potymkin, 1925, Rússia; direção: Sergei
Eisenstein) – Relata o levante de marinheiros quando lhes foi servida carne podre e que
acabou por originar a Revolução Russa de 1917.
? Outubro (Oktyiabre; 1928, URSS, direção: Sergei Eisenstein e Grigori Alexandrov, em
comemoração ao 10º aniversário da Revolução de Outubro) – Reconstitui a Revolução
Bolchevique de 1917, inclusive com os massacres nas manifestações públicas, a queda do
czarismo, a união das frentes, a volta de Lenine do exílio. Inspirado no livro do
estadunidense John Reed: Os dez dias que abalaram o mundo.
? Reds (Reds; 1981, EUA, direção: de Warren Beatty) – Narra a trajetória do escritorjornalista
estadunidense John Reed e sua mulher Louise, em meio à Revolução Russa,
lutando ao lado dos revoltosos. Filme baseado na obra de Reed, chamada Os dez dias que
abalaram o mundo.
? Rosa de Luxemburgo (Rosa Luxemburg; 1986, Alemanha, direção: Margarethe Von
Trotta) – Biografia da militante e teórica marxista, uma judia polonesa que liderou um
movimento na Alemanha no começo do século XX e morreu assassinada em 1919.
? Adeus Lênin (Good Bye, Lenin!; 2003; Alemanha; direção: Wolfgang Becker) – Conta,
com humor, a história de uma família que vivia na República Democrática Alemã durante a
queda do Muro de Berlim. A mãe sofre um enfarte, fica meses em coma e, quando acorda,
o filho faz de tudo para que ela não perceba o fim da divisão, pois ela não pode sofrer
emoção.
? Doutor Jivago (Doctor Zhivago; 1965, EUA, direção: David Lean) Durante a revolução
e a guerra civil na Rússia Bolchevique, um médico e poeta burguês procura manter seus
ideais liberais e se apaixonou pela esposa de um líder político e militar bolchevique.
? Stalin (Stalin; 1992, EUA/Hungria, direção: Ivan Passer) Uma superprodução dos EUA,
rodada no Kremlin, a respeito de Stalin, desde a abdicação do czar em 1917 até a sua morte
em 1953. A história é narrada segundo o ponto de vista de sua filha Svetlana.
? O círculo do poder (The inner circle. 1991, EUA, direção: Andrei Konchalovsky) – Na
década de 30, funcionário de cinema, é chamado para ser projetista de Stalin e integrará o
circulo do poder.
· Sobre a Revolução Industrial e o processo de industrialização:
? Tempos Modernos (Modern Times; 1936, EUA, direção: Charles Chaplin) Durante a
Depressão de 30, Carlitos trabalha em uma grande indústria e se torna líder de uma greve
por acaso. Mostra as conseqüências da modernização, a condição desumana do0
trabalhador, a extração da mais-valia. Uma crítica à industrialização selvagem e ao descaso
com os operários.
? Os chapeleiros (1983, Brasil, direção: Adrian Cooper) Um curta metragem filmado em
Campinas (SP), sobre o sistema de produção industrial. Trata do trabalhador no interior de
um sistema opressivo.
? Os Companheiros (I Compagni; 1963, Itália, direção: Mario Monicelli) A respeito da
Revolução Industrial. Um professor e sindicalista organiza, devagar, um pequeno grupo de
operários que deseja uma nova sociedade. Procura descrever as primeiras tentativas de
afirmação do socialismo no final do século XIX.
? Tucker – um homem e seu sonho (Tucker – the man and his dream; EUA, 1988, direção:
Francis Ford Coppola) – Crítica ao capitalismo monopolista, dominado por cartéis que
inviabilizam a concorrência. Baseado na história real do inventor Preston Tucker que, em
1948, construiu um carro, provocando a ira das “três grandes” (GM, Ford e Chrysler).
Importante para discutir capitalismo monopolista, cartelização, livre concorrência etc.
· Sobre relação de poder:
? Cidadão Kane (Citizen Kane; 1941, EUA, direção: Orson Welles) – Clássico do cinema
inspirado na vida de William Randolph Hearst, um magnata da imprensa. Visão a respeito
do poder de manipulação da opinião pública.
? O grande ditador (The Great Dictator; 1940, EUA, direção: Charles Chaplin) – Paródia
sobre Hitler e o nazismo ou uma sátira sobre as ditaduras nazi- fascistas. Conta a história de
um pobre barbeiro que é confundido com o ditador Adenoid Hynkel, da Tomânia. Foi o
primeiro filme totalmente falado de Chaplin.
? 1984, de Orwell (1984; 1984, Inglaterra, direção: Michael Radford) – A respeito do
totalitarismo. Em um país totalitário, no qual o Estado controla todos os gestos das pessoas,
um simples funcionário se apaixona, tenta enfrentar a repressão mas é esmagado pelo
sistema.
? Brazil, o filme (Brazil; 1985, Inglaterra, direção: Terry Gilliam) – Também sobre a visão
totalitária do futuro.Um funcionário público tenta realizar seus sonhos. Um humor irônico e
crítico.
? O homem de Kiev (The Fixer; 1968, Canadá) – A conscientização a partir da perseguição
política.
? O Expresso da Meia-Noite (Midnight Express; 1978, EUA, direção: Alan Parker) – Sobre
a ditadura e o sistema prisional na Turquia. Um jovem estadunidense é pego com haxixe
em Istambul ao tentar voltar para os EUA. Violência, tortura e interrogatórios cruéis.
? O homem Elefante (The Elefant Man; 1980, EUA, direção: David Lynch) – Um jovem
deformado é explorado por um empresário como atração circense e encontra ajuda e
dignidade com um médico.
? Muito além do jardim (Being There, 1979, direção: Hal Ashby) – Sobre o poder da
televisão. Um jardineiro que passou parte da vida assistindo TV, somente repete frases que
ouviu na TV e é descoberto por um político.
? Rede de Intrigas (Network, 1976, EUA, direção: Sidney Lumet) – Uma sarcástica crônica
aos bastidores da TV. Um veterano comentarista, prestes a ser despedido, resolve adotar
posturas mais radicais.
? Um estranho no ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest; 1975, EUA, direção: Milos
Forman) – Um desajustado vai preso por estupro, finge-se de louco e é transferido para um
hospício. Uma parábola sobre as engrenagens do poder e da marginalização.
· Sobre relações de trabalho e sindicalismo:
? A classe operária vai ao paraíso (La Classe Operaria Va in Paradiso; 1971, Itália,
direção: Elio Petri) – Sobre relações de trabalho na Itália dos anos 70. Uma radiografia de
um operário dividido entre a sociedade de consumo e as convocações da esquerda.
? Eles não usam Black-Tie (1981, Brasil, direção: Leon Hirszman) – Baseado em um texto
teatral de Gianfranceso Guarnieri, narra o fato de um filho de sindicalista não querer entrar
numa greve em razão de sua namorada estar grávida. Trata do sindicalismo em anos difíceis
para o movimento operário.
? Norma Rae (Norma Rae; 1979, EUA, direção: Martin Ritt) – Sobre as dificuldades do
mundo sindical nos EUA. Narra a trajetória de uma operária têxtil no sul do país que se
torna líder dos trabalhadores.
· Sobre o apartheid na África do Sul e África em geral:
? Um grito de liberdade (Cry Freedom; 1987, Inglaterra, direção: Richard Attenborouh)
Retrato da política do apartheid na África do Sul. Baseado nos livros Biko e Asking, do
jornalista Donald Woods. Mostra a situação dos negros, a amizade e o assassinato de Steve
Biko, um líder sul-africano.
? Sarafina – o som da liberdade (Sarafina; 1993, África do Sul, direção: Darrel Roodt)
História que aborda aspectos de um subúrbio negro durante o período do apartheid na
África do Sul. Uma professora ensina seus alunos a lutarem por seus direitos em pleno
regime do apartheid.
? No coração da África (Mister Johnson; 2003, EUA, direção: Bruce Beresford) – Na
Nigéria, nos anos de 1920, africano procura sua integração à cultura britânica, conflitando
com a comunidade e com a própria estrutura colonialista.
· Sobre o Oriente Médio :
? Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia; 1962, Inglaterra, direção: David Lean) –
História da atuação de um inglês (T. E. Lawrence) que se encantou com o mundo árabe e
passou a comandar tropas árabes, em sua luta contra o império turco durante a Iª Guerra
Mundial.
? The Chosen (A escolha) (The Chosen; 1981, EUA, direção: Jeremy Paul) – Dois amigos,
um judeu ortodoxo e um liberal, que vivem no bairro do Brooklin em New York, discutem
sobre suas divergências religiosas, suas visões de mundo, a questão dos judeus nos EUA e a
existência de Israel.
? Hanna K (Hanna K; 1983, França, direção: Constantin Costa-Gravas) – Os problemas
entre judeus e palestinos transportados para um tribunal. Uma advogada dividida entre o
ex- marido israelense e a defesa de um palestino considerado terrorista.
? Exodus (Exodus; 1960, EUA, direção: Otto Preminger) – Um romance entre um líder da
resistência judaica e uma enfermeira estadunidense não-judia, durante o processo de criação
de Israel. Baseado em livro homônimo de Leon Uris.
? O embaixador (Ambassador; 1984, EUA, direção: J. Lee Thompson) – Relaciona-se com
os conflitos entre árabes e israelenses no Oriente Próximo durante os anos 70. Um
embaixador estadunidense tenta negociar com a OLP.
? Golda (Woman Called Golda, 1982, EUA, direção: Alan Gibson) – Uma espécie de
biografia da mulher que foi primeira-ministra de Israel. Filme feito para a TV, o último
trabalho de Ingr id Bergman.
? A garota do tambor (Little Drummer Girl, 1984, EUA, direção: George Roy Hill) – O
filme relata conflitos entre judeus e palestinos a partir dos anos 1950. Na trama, uma atriz é
convocada pelo serviço secreto israelense para ajudar na captura de uma pessoa
considerada terrorista.
? Filhos do ódio (Children of a Rage, 1977, Israel, direção: Arthur Allan Seidelman) A
respeito da convivência entre israelenses e palestinos. Após a morte do irmão em luta
contra as tropas israelenses, um jovem palestino se engaja na luta armada em busca de
vingança.
· Sobre os conflitos na Irlanda do Norte:
q Prece para um Condenado (A Prayer for the Dying; 1987, Inglaterra, direção: Mike
Rodges) Um ativista do IRA comete um erro fatal durante um atentado, foge para a
Inglaterra e é perseguido por ex-companheiros, polícia e Máfia local.
q A filha de Ryan (Ryan’s Daughter; 1970; Inglaterra, direção: David Lean) Retrata a
presença britânica na Irlanda na década de 1920, a resistência dos irlandeses e uma história
de amor entre uma irlandesa e um inglês.
? Michael Collins – O preço da liberdade (Michael Collins; 1996, EUA, direção: Neil
Jordan) – Em 1916, um confronto entre os rebeldes irlandeses e as tropas do governo
britânico (que dominava por quase 700 anos a Irlanda) resultou na vitória do Governo. Um
dos que sobreviveram foi Michael Collins e este começou a usar táticas diferentes de luta
contra a Inglaterra.
? Em nome do pai (In the Name of the Father; 1993, Irlanda/Inglaterra/EUA, direção: Jim
Sheridan) – Um jovem irlandês é preso na companhia de três amigos e condenado por um
atentado feito pelo IRA. Refere-se ao caso verídico conhecido como os Quatro de Guilford.
Uma denúncia dos abusos cometidos pelo governo britânico.
? O lutador (The Boxer, 1997, Irlanda/Inglaterra, direção: Jim Sheridan) – Um lutador de
boxe, condenado, quando volta à liberdade em Belfast se vê às voltas com a tradição, o
antigo amor, as ações do IRA. Uma reflexão sobre as pessoas envolvidas no conflito de
Ulster.
· Sobre regimes políticos:
? Z (Z; 1969, França, direção: Costa-Gravas) – O filme se passa durante a ditadura militar
dos coronéis (de direita) na Grécia; analisa aspectos relativos ao autoritarismo. Um
magistrado e um jornalista investigam, de modo separado, o assassinato de um político.
Foi, durante um certo período, proibido no Brasil.
? A confissão (direção: Costa-Gravas) – A ação do filme se passa na Tchecoslováquia e
analisa as posturas autoritárias do governo dito de esquerda durante os anos 60.
? Quando papai saiu em viagem de negócios (Otac na Sluzbenom Putu; 1985, Iugoslávia,
direção: Emir Kusturica) Mostra a vida na ex-Iugoslávia no início dos anos 60,
destacando aspectos de falta de participação política democrática e de ataques à liberdade
individual. Um pai de família desaparece e a seu filho foi dito que partiu em uma viagem de
negócios.
? Táxi Blues (Táxi Blues; 1990, URSS/França, direção: Pavel Lounguine) História de um
motorista de táxi e de um saxofonista bêbado (que o engana no pagamento da corrida), em
Moscou, durante a Perestroika.
? Missing – O Desaparecido (Missing; 1982, EUA, direção: Costa-Gavras) Mostra a luta
de um estadunidense em busca de seu filho desaparecido por ocasião da instalação, em
1973, da ditadura no Chile, através de um golpe militar. Foi baseado em fatos reais.
? Pra frente Brasil (1983, Brasil, direção: Roberto Farias) Sobre a repressão no Brasil
durante a ditadura militar. O filme se passa durante a Copa do Mundo de futebol, em 1970,
no governo Médici. Um cidadão comum é confundido com um guerrilheiro, é preso e
torturado.
? Gritos do Silêncio (The Killing Fields, 1984, Inglaterra, direção: Rolland Joffé) Sobre o
regime do Khmer Vermelho no Camboja. Relata a amizade entre um jornalista
estadunidense e um fotógrafo cambojano, que é preso em um campo de concentração.
Baseado em fatos vividos em 1973 pelo repórter Sidney Schanberg.
· Sobre migrações ou fuga de população:
? Praia dos Sonhos. (Turtle Beach; 1992, Austrália, direção: Stephen Wallace) – Malásia,
onde fotógrafa ocidental procura registrar o sofrimento do ‘boat people’.
? A viagem da esperança (Reise der Hoffnung; 1990, Suíça/Turquia/Grã Bretanha, direção:
Xavier Koller) – Migrantes turcos que buscam chegar à Suíça utilizando rede de apoio parailegais.
· Sobre migrações brasileiras:
? Gaijin – Os caminhos da liberdade (1980, Brasil, direção: Tizuka Yamazaki) – Sobre a
vinda de imigrantes japoneses para o trabalho nas fazendas de café no interior do estado de
São Paulo. Por meio de uma história de amor (entre uma imigrante japonesa e um imigrante
italiano), aborda a condição de vida destes colonos e a relação dos colonos japoneses com
italianos e nordestinos.
? Bye, Bye, Brasil (1979, Brasil, direção: Carlos Diegues) – Andanças por parte do território
nacional de um grupo de atores mambembes nordestinos, que vai seguindo os caminhos da
penetração econômica pelo interior do país (principalmente Norte e Centro-Oeste) para se
fixar em uma cidade–satélite nos arredores de Brasília.
? A marvada carne (1985, Brasil, direção: André Klotze l) – (adaptação da peça de Carlos
Alberto Soffredini) Retrata a vida caipira (as relações sociais, a agricultura de subsistência
etc) através do casamento de um caipira com uma moça que teria como dote um boi
inexistente. O que o caipira mais deseja é come r carne de boi e esta foi uma das formas de
fazê-lo casar. Como é um desejo de anos, ele resolve migrar para a cidade grande para
satisfazê-lo. O filme também mostra os problemas de adaptação em uma cidade como São
Paulo.
? Vidas Secas (1963, Brasil, direção: Nelson Pereira dos Santos) – (do romance de
Graciliano Ramos) Narra a história de uma família de retirantes nordestinos que foge da
Seca. Bastante fiel ao livro, mostra a caminhada sempre em busca de um local para ficar.
Existe o período de tempo bom – no qual a família permanece em uma fazenda – até a
estiagem, a ausência de inverno, quando ela se põe a caminho novamente.
? Libertários (1976, Brasil, direção: Lauro Escorel Filho) – Um curta-metragem brasileiro
sobre o papel do anarquismo no início do movimento operário, em São Paulo, no início do
século XX. Um levantamento de um período significativo da história do movimento
operário.
? Vida e sangue de Polaco (1982, Brasil, direção: Sylvio Back) – Um média metragem
nacional, que trata da imigração polone sa no início do século XX. Feito através de
lembranças dos filhos, possui momentos emocionais de um povo orgulhoso de suas origens.
? Macunaíma (1969, Brasil, direção: Joaquim Pedro de Andrade) – Com base em livro
homônimo de Mário de Andrade, uma alegoria a respeito do Brasil. Um menino negro,
nascido em uma tribo na Amazônia, habituado a ingênuas malandragens, sai em busca de
uma medalha de sorte e, já adulto e branco, chega a São Paulo, com um comportamento de
um herói preguiçoso e sem caráter.
? O homem que virou suco (1980, Brasil, direção: João Batista de Andrade) – Trata sobre
migração e marginalidade urbana no Brasil no período. Um cantor de cordel é confundido
pela polícia com um operário que esfaqueou o patrão.
? Central do Brasil (1998, Brasil, direção: Walter Salles Jr.) – Mulher que escreve cartas
para quem não sabe na estação da Central do Brasil no Rio de Janeiro, ajuda menino a
encontrar o pai no interior do Nordeste.
? Deus e o diabo na Terra do Sol (1964, Brasil, direção: Glauber Rocha) – Trata do
Nordeste, do messianismo e do cangaço. Um casal de camponeses mata o patrão, une-se a
um místico, depois ao cangaceiro Corisco e enfrenta um matador de cangaceiros (Antonio
das Mortes). Um dos filmes mais representativos do Cinema Novo e de Glauber.
· Sobre conflitos internos no Brasil:
Estudos Geográficos, Rio Claro, 4(1): 1-22, Junho - 2006 (ISSN 1678—698X) - www.rc.unesp.br/igce/grad/geografia/revista.htm 13
? Contestado – a guerra desconhecida (1986, Brasil, direção: Enio Staub) – Média
metragem nacional sobre este conflito no sul do país. Entrevistas, filmes e fotografias do
período do conflito, ocorrido em Santa Catarina, no início do século XX.
? Xica da Silva (1976, Brasil, direção: Carlos Diegues) – Uma tentativa de retratar a
sociedade em Minas Gerais durante o período áureo da mineração. No século XVIII, em
Diamantina, um fidalgo português se apaixona por uma escrava e a transforma em uma
dama.
? Guerra do Brasil (1987, Brasil, direção: Sylvio Back) – Sobre a participação brasileira na
Guerra do Paraguai (1864-70). Esta guerra envolveu Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai
e matou, aproximadamente, um milhão de pessoas. Entrevistas, cenas documentais e de
ficção, material iconográfico etc.
? Guerra de Canudos (1997, Brasil, direção: Sérgio Resende) – Com inspiração em Os
Sertões, de Euclides da Cunha, relembra de modo ficcional as batalhas que ocorreram no
final do século XIX em Canudos, no sertão baiano.
? O país dos Tenentes (1987, Brasil, direção: João Batista de Andrade) A respeito do
movimento tenentista no Brasil. Um militar reformado recorda sua participação em
momentos históricos do país, como o movimento tenentista e o golpe de 1964.
? A Revolução de 30 (1980, Brasil, direção: Sylvio Back) – Colagem de mais de 30
documentários, filmes, fotografias e outros, mostrando os antecedentes, o desenrolar e as
conseqüências deste golpe.
? Parahyba Mulher Macho (1983, Brasil, direção: Tizuka Yamazaki) – Sobre Anayde
Beiriz, amante do assassino do governador da Paraíba (João Pessoa), no processo que
resultou na Revolução de 30.
? Getúlio Vargas (1974, Brasil, direção: Ana Carolina) – Cotidiano do Brasil entre as
décadas de 30 e 50, com fatos importantes como a participação da FEB na Itália, o suicídio
de Getúlio e outros.
? Memórias do Cárcere (1984, Brasil, direção: Nelson Pereira dos Santos) – Com base em
livros de Graciliano Ramos, retrata o período do Estado Novo, quando Graciliano foi
retirado das Alagoas e preso na Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
? O homem da Capa Preta (1986, Brasil, direção: Sérgio Rezende) – A respeito da vida do
líder da Baixada Fluminense, Tenório Cavalcanti, que aparecia em público portando uma
metralhadora. Reconstituição de um período da política brasileira.
? Os Anos JK, uma trajetória política (1980, Brasil, direção: Sílvio Tendler) – Nossa
história política, de 1945 até os anos 70, analisando a ascensão e o ostracismo a que o golpe
de 1964 submeteu Juscelino Kubitschek.
? Jânio a 24 quadros (1981, Brasil, direção: Luiz Alberto Ferreira) – A vida política do expresidente
mas com pouca profundidade na análise histórica.
? Jango (1984, Brasil, direção: Sílvio Tendler) – Coletânea de filmes, fotos, documentários
e entrevistas sobre a carreira política de João Goulart. Do tempo em que era Ministro do
Trabalho de Vargas à sua morte no exílio.
? Pra frente, Brasil (1983, Brasil, direção: Roberto Farias) – Sobre a ditadura militar
brasileira nos anos 1970. Um cidadão comum é tomado por guerrilheiro, é preso e
torturado. Ambientado durante a Copa do Mundo de 70, denuncia a repressão para-militar
do período.
? Lamarca (1994, Brasil, direção: Sérgio Resende) – Sobre o militar e guerrilheiro Carlos
Lamarca (1937-71) que, em 1969, entrou para a Vanguarda Popular Revolucionária,
abandonou um quartel em São Paulo e instalou um foco guerrilheiro no Vale do Ribeira
 (SP). Em 1970 comandou o seqüestro do embaixador suíço no Rio de janeiro; foi morto em
17/09/1971 pelo exército no sertão da Bahia.
? Cabra marcado para morrer (1984, Brasil, direção: Eduardo Coutinho) O diretor
rodava um filme sobre o Nordeste brasileiro, quando estourou o golpe de 1964. Retomou o
projeto em 1981, retornando aos mesmos lugares e entrevistando as mesmas pessoas, para
verificar o que tinha ocorrido com elas.
? Pixote – A lei do mais fraco (1980, Brasil, direção: Hector Babenco) Sobre menores
abandonados no Brasil no período após 64. Menores fogem de um reformatório e passam a
viver com uma prostituta. Um retrato dos menores abandonados das grandes cidades
brasileiras.
? Que bom te ver viva (1989, Brasil, direção: Lúcia Murat) – Sobre a tortura no país.
Registro das experiências de oito ex-prisioneiras políticas sobre a tortura que sofreram
durante a ditadura militar.
? Lúcio Flávio, o passageiro da agonia (1977, Brasil, direção: Hector Babenco) Sobre
um marginal consciente que, pouco antes de morrer, revelou certos aspectos da corrupção
policial. Trata da história de um bandido que exerceu um certo fascínio sobre faixas da
população carioca nos anos 70.
? Amazônia em Chamas (The Burning Season; 1994, EUA, direção: John Frankenheimer)
– Uma visão de Hollywood sobre fatos que marcaram a vida de Chico Mendes (1944-88), o
famoso sindicalista e ambientalista de Xapuri (AC).
· Sobre o Brasil em geral:
? Sete Quedas (1980, Brasil, direção: Sílvio Back) – Curta metragem sobre a cachoeira
extinta por Itaipu. Uma das últimas imagens desta cachoeira, é um dos libelos contra a
agressão à natureza em nome do progresso. Tem um valor como memória ecológica.
? A Araucária: memória da extinção (1981, Brasil, direção: Sílvio Back) – Um curta
metragem sobre a importância da Araucária angustifolia e a história de seu
desaparecimento em razão de incêndios, desmatamento irracional e ações predatórias.
? Narradores de Javé . (2003, Brasil, direção: Eliana Caffé e Luis Alberto Abreu) – Uma
pequena cidade, no interior da Bahia, deve ser inundada para formação de uma represa. As
obras não serão realizadas caso a cidade possua algum patrimônio cultural importante. Os
moradores deverão, desta forma, recuperar a memória do lugar.
· Sobre a América Central:
qSob fogo cerrado (Under fire; 1983, EUA, direção: Roger Spottiswoode) Com base em
fatos reais, enfoca os momentos finais da ditadura Somoza na Nicarágua em 1979.
Jornalistas norte-americanos acompanham os conflitos entre o governo e as forças
sandinistas. Por isso, também discute o papel da imprensa neste tipo de conflito.
? Bananas (Bananas; 1971, EUA, direção: Woody Allen) – Comédia com Allen que satiriza
os revolucionários e os ditadores de países da América Latina. Piloto de testes em
eletrônica, vai para um país da América Latina, torna-se líder de revolução e enfrenta
situações inusitadas.
? Walker: uma aventura na Nicarágua (Walker; 1988, EUA, direção: Alex Cox) – Mostra
o expansionismo dos EUA na América Central no século XIX, quando um médico,
advogado e jornalista estadunidense comanda um exército de mercenários a mando de um
magnata e se faz eleger presidente da Nicarágua.
? El Salvador: o martírio de um povo (Salvador; 1986, EUA, direção: Oliver Stone) A
experiência de um jornalista (Richard Boyle) nos EUA durante a guerra civil em El
Salvador em 1980/81. Bastante fiel aos fatos, mostrando como o povo era tratado pelo
regime militar do país. Permite discutir o papel das elites terceiro-mundistas na manutenção
do atraso econômico, político e social.
· Sobre a América do Sul:
? Aguirre, a cólera do deuses (Aguirre, der Zorn Gottes; 1972, Alemanha, direção: dir:
Werner Herzog) – A história da expedição de Pizarro à Amazônia em 1560, em busca de
Eldorado.
? República Guarani (1982, Brasil, direção: Sylvio Back) – A respeito da Missões
jesuíticas, no período entre 1610 e 1767. Relata a história da chamada, por alguns,
República Comunista-Cristã dos Guaranis (150 mil pessoas), formada por missões
implantadas em Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
? A missão (The Mission; 1982, Inglaterra, direção: Roland Joffé) A respeito da
colonização dos jesuítas no sul da América do Sul. Um missionário espanhol vem com a
finalidade de construir uma missão e procura defender a região das constantes agressões.
Retrata a guerra de portugueses e espanhóis contra jesuítas que catequizavam índios dos
Sete Povos da Missão, no século XVIII.
? O salário do medo (Le Salaire de la Peur; 1953, França/Itália, direção: Henri-Georges
Clouzot) Quatro homens levam explosivos por precárias estradas da América Central.
Retrato da desesperança de imigrantes europeus diante das precárias condições de
Honduras, ao lado do imperialismo estadunidense na explotação dos recursos naturais de
países pobres.
? Viva Zapata (Viva Zapata; 1952, EUA, direção: Elia Kazan) – Um grupo de lavradores
vai até o presidente do México afirmando que suas terras foram roubadas; entre eles,
Emiliano Zapata, que se torna guerrilheiro e tem uma grande importância na vida política
do México.
? Missing – O Desaparecido (Missing; 1982, EUA, direção: Costa-Gravas) A respeito do
golpe de Pinochet no Chile em 1973; a procura de um pai estadunidense por seu filho.
Baseado em fatos reais, mostra esta tragédia latino-americana e o dedo dos EUA na morte
de Salvador Allende.
? Chove sobre Santiago (Pleut sur Santiago; 1975, França/Bulgária, direção: Helvio Soto)
– Também sobre o golpe no Chile em 11 de setembro de 1973, quando um golpe militar
derrubou Salvador Allende. O diretor é um exilado chileno que rodou o filme na Bulgária e
a trilha sonora de Astor Piazzola.
? A História Oficial (La Historia Oficial; 1985, Argentina, direção: Luis Puenzo) A
respeito de governos militares argentinos e os desaparecidos em razão da repressão. Em
1983, um casal vive tranqüilo em Buenos Aires com a filha adotiva, até a chegada de uma
amiga exilada. Através da adoção de uma criança, mostra os horrores do regime militar.
Denúncia sobre os desaparecimentos ocorridos durante a ditadura militar Argentina.
? Estado de Sítio (Etat de Siège; 1973, França, direção: Costa-Gravas) Sobre o
movimento guerrilheiro uruguaio Tupamaros. Uma mistura de diplomata-policial-espião
(Dan Mitrione – esteve no Brasil e chegou a ser indicado para nome de rua em Belo
Horizonte) vem à América Latina ensinar técnicas de perseguição e tortura contra
opositores dos regimes militares. Seu seqüestro e morte pelos Tupamaros é o fato que traz
outros elementos ao filme.
· Situação dos EUA e perseguição política no país:
? Sacco e Vanzetti (Sacco e Vanzetti; 1971, Itália, direção: Giuliano Montaldo) – Sobre o
julgamento de dois anarquistas nos EUA (Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti), acusados
injustamente de assassinato em 1921 e condenados à morte, mostrando a repressão
existente no país.
? A noite dos desesperados (They Shoot Horses, Don’t They?; 1969, EUA, direção: Sidney
Pollack) – Sobre a Depressão na década de 1930 nos EUA. Uma visão crítica da sociedade
estadunidense em um tempo de crise, através de um casal que participa de concurso de
dança.
? As vinhas da Ira (The grapes of wrath, 1940, EUA, direção: John Ford) – A ação ocorre
no sul dos EUA, durante a crise provocada pela Depressão de 30, quando a crise e seca
forçaram agricultores do Meio-Oeste migrarem para a Califórnia. Narra a trajetória de uma
família, que na época da Depressão, foi levada a abandonar sua terra e buscar formas de
sobreviver. Uma adaptação do romance homônimo de John Steinbeck, permite analisar o
plantation e a questão social.
? Bem vindos ao paraíso (Come see the paradise; 1990, EUA, direção: Alan Parker) –
Sindicalista, na década de 1930, tem problemas políticos e ao apaixonar-se por uma
descendente de japoneses viaja para um lugar em que o casamento interétnico é permitido.
Com a eclosão da 2ª Guerra, os japoneses e seus descendentes nos EUA são confinados em
uma espécie de campo de concentração.
? O homem do prego (The Pawn Broken, 1964, EUA, direção: Sidney Lumet) – Sobre o
capitalismo, sobreviventes de campos nazistas, o Harlem e os guetos.
? O sol é para todos (To kill a Mocking-bird; 1962; EUA; direção: Robert Mulligan) – Trata
do racismo no sul dos EUA. Advogado branco no sul do país defende negro acusado de
violentar uma branca.
? Mississipi em chamas (Mississipi Burning; 1968, EUA, direção: Alan Parker) – Também
sobre o racismo no sul dos Estados Unidos, em Kenosha, pequena cidade de Mississipi.
Dois agentes do FBI investigam o assassinato de três jovens ligados ao movimento de
defesa dos direitos civis. Baseado em fatos reais.
? Todos os homens do presidente (All the President’s Men; 1976, EUA, direção: Alan J.
Pakula) – A respeito do Escândalo de Watergate, durante o período Nixon. Dois jornalistas
(Carl Bernstein e Bob Woodward) do Washington Post investigam a invasão da sede do
Partido Democrata durante a campanha presidencial de 1972.
? Os brutos também amam (Shane; 1953, EUA, direção: George Stevens) – Sobre o bem e
o mal. Um pistoleiro (Shane) que no passado matou um homem e foi condenado a
perambular pelo Oeste, chega a um vale e transforma a vida dos pequenos agricultores
contra um grande proprietário que deseja confiscar as terras.
? Rastros de ódio (The Searchers, 1956, EUA, direção: John Ford) – Os conflitos entre
brancos e índios no processo de expansão para o Oeste nos EUA. Com locações no
Monument Valley, um veterano confederado passa algum tempo à procura de índios que
mataram seu irmão e sua cunhada, e raptaram sua sobrinha.
? Pequeno Grande Homem (Little Big Man; 1970, EUA, direção: Arthur Penn) – Conflitos
nos EUA entre brancos e índios na expansão para o Oeste. Retrata a vida de um índio, com
121 anos, o único sobrevivente do episódio do século XIX em que os sioux venceram o
general Custer junto ao riacho Little Big Horn.
? Separados, mas iguais (Separate but equal; 1991, EUA, direção: George Stevens, Jr.) –
Trata da luta por direitos iguais por comunidade negra na Carolina do Norte, na década de
1940, que levou a mudança na legislação.
? Fahrenheit 11 de setembro (Fahrenheit 9/11; 2004, EUA, direção: Michael Moore) –
Documentário sobre como os EUA se tornaram alvo de ataques terroristas a partir dos
atentados de 11 de setembro de 2001.
· A respeito da Europa em geral
? A insustentável leveza do ser (The Unbearable Lightness of Being; 1988, EUA, direção:
Philip Kaufman) Tema pouco tratado; este filme possui uma ambientação em plena
Primavera de Praga, em 1968. Com base no livro de Milan Kundera, tem como eixo a
história de um jovem cirurgião que mantém um romance com uma artista plástica.
? Terra e Liberdade (Land and freedom; 1994, Alemanha, direção: Ken Load) – Guerra
Civil espanhola. Na década de 30, inglês vai à Espanha para lutar contra o franquismo.
Filme relata as divergências das organizações de esquerda.
? Terra de ninguém (No men’s land; 2001, França/Itália, direção: Danis Tanovic) –
Soldados inimigos, um bósnio e um sérvio, estão em trincheiras já abandonadas durante a
guerra em 1993.
? O Nome da Rosa (The Name of the Rose; 1986, Itália/Alemanha/França, direção: Jean-
Jacques Annaud) – Durante a Itália Medieval, um monge é chamado para solucionar um
crime que abala uma abadia.Com base no livro homônimo de Umberto Eco, possui uma
boa reconstituição da época.
? Por quem os sinos dobram (For Whom the Bell Tolls; 1943, EUA, direção: Sam Wood) –
Sobre a Guerra Civil Espanhola (1936-39). Um professor estadunidense, membro das
Brigadas Internacionais, se apaixona por uma camponesa. Adaptação de livro homônimo de
Ernest Hemingway.
· Sobre Feudalismo no Japão e a Revolução Chinesa:
? Ran (Ran; 1985, Japão/França, direção: Akira Kurosawa) É uma adaptação de Rei Lear,
de Shakespeare. Na Idade Média, um chefe de clã divide a fortuna entre os filhos em vez de
nomear um sucessor. As rivalidades decorrentes acabam por traçar características ditas
feudais do Japão.
? Os sete samurais (Shichinin no Samurai; 1954; Japão; direção: Akira Kurosawa) –
Também sobre o feudalismo no Japão; no século XVI, um veterano lidera sete samurais
para defender uma aldeia constantemente saqueada.
? Shogun (Shogun; 1980, EUA, direção: Jerry London) – No século XVII, um aventureiro
holandês se torna samurai e ajuda o senhor feudal (daymio) em sua luta para receber o título
de xogum (chefe militar). Ajuda na caracterização do feudalismo japonês.
? O último imperador (The Last Emperor. 1987, EUA/Itália/Inglaterra, direção: Bernardo
Bertolucci) – História de Pu Yi (o último imperador da China e declarado aos três anos, em
1908) que cresceu confinado na Cidade Proibida (em Pequim) e foi um monarca fantoche
durante a IIª Guerra.
· Sobre a Unificação Italiana e o capitalismo no país:
? O leopardo (Il Gattopardo; 1963, Itália; direção: Luchino Visconti) Saga de uma
família durante a Unificação Italiana. Um retrato da decadência da nobreza siciliana e sua
adaptação aos novos tempos.
? Garibaldi (Viva L’Italia; 1961, Itália/França, dir: Roberto Rosselini) Sobre a Unificação
Italiana.
? A árvore dos tamancos (L’Albero degli zoccoli, 1978, Itália, direção: Ermano Olmi) –
Palma de Ouro em Cannes 1978. Trata da vida de famílias camponesas na Lombardia/Itália,
no início do século XIX, quando as transformações do campo foram aceleradas pelo
capitalismo.
? 1900 (Novecento; 1977, Itália/França/Alemanha, dir: Bernardo Bertolucci) Sobre a Itália
no século XX e o capitalismo. Dois jovens (um camponês e outro, herdeiro de
latifundiários) seguem rumos diferentes durante a 1ª Guerra Mundial. Depois, durante a
ascensão do fascismo, percebem que a amizade entre eles não é mais possível.
? Pai Patrão (Padre Padrone; 1977, Itália, Direção: Paolo Taviani e Vittorio Taviani) –
Sobre a Itália e o capitalismo no país. Narra a vida do escritor italiano Gavino Ledda, de
sua infância pobre, oprimido pela ignorância do pai, suas viagens e o retorno à aldeia natal.
? O caso Mattei (Il Caso Mattei; 1972, Itália, direção: Francesco Rosi) – Sobre a política do
petróleo, com destaque para a atuação das Sete Irmãs.
· Sobre a Sociedade Moderna (Tecnológica):
? Metrópolis (Metropolis; 1926, Alemanha, direção: Fritz Lang) – Relata a massificação
por que passam os funcionários de uma fábrica. Passa-se no século XXI, os trabalhadores
vivem em subterrâneos, veneram como santa uma jovem chamada Maria; um clone da
mesma os incita contra os patrões.
? 2001, uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey; 1968, Inglaterra, direção:
Stanley Kubrick) – A relação homem-máquina chegando ao ponto limite. Durante uma
viagem a Júpiter – cujo objetivo era investigar um misterioso monólito –, um computador
(HAL 9000) tenta assumir o controle e começa a eliminar a tripulação.
? Blade Runner, o caçador de andróides (Blade Runner; 1982, EUA, direção: Ridley
Scott) – Em uma Los Angeles do século XXI, superpovoada e cinzenta, um ex-policial é
encarregado de destruir “replicantes”. Importante sobre a perspectiva de futuro da
humanidade.
? Denise está chamando (Denise calls up, EUA, 1995, direção: Hal Salwen) – Retrata de
forma crítica e bem humorada o impacto das novas tecnologias no dia-a-dia das pessoas.
Um filme do atual período de globalização. Relações interpessoais que passam a ser
virtuais. Quanto mais a tecnologia facilita o contato, mais ela afasta as pessoas; quanto
maior a produtividade, menos tempo para o lazer.
? Fahrenheit 451 (Fahrenheit 451;1966, Inglaterra, direção: François Truffaut) – Uma
declaração de amor à liberdade de expressão e aos livros.
? Powaqqatsi – Vida em Transformação (Powaqqatsi; 1988, EUA, direção: Godfrey
Reggio) – Imagens e sons reconstruindo a diversidade cultural e social do mundo. Uma
continuação de Koyaanisqatsi, com destaque para o movimento de massas.O garimpo de
Serra Pelada aparece logo no início.
· Características culturais e religiosas:
? O pagador de promessas (1962, Brasil, direção: Anselmo Duarte) – Um filme que trata
do pagamento de uma promessa feita a Iansã em um terreiro por ter curado um burro;
precisa levar uma cruz até a igreja de Santa Bárbara em Salvador e a colocar dentro da
igreja. Ali enfrentou a oposição do vigário e de outras autoridades. Baseado em peça de
Dias Gomes, é um filme sobre o sincretismo religioso, o confronto entre o catolicismo e o
candomblé, e uma crítica a imprensa, polícia e Igreja Católica.
? Um violonista no telhado (Fidler on the Roof, 1971, EUA, direção: Norman Jewison)
Em filme confuso, uma família de judeus russos camponeses é discriminada e expulsa
durante a Rússia revolucionária, por tentar manter as suas tradições.
? Tenda dos Milagres (1977, Brasil, direção: Nelson Pereira dos Santos) – Um filme feito
com os atrativos do Brasil; apesar do filme ser fraco, sincretismo religioso, marginalidade e
preconceito são abordados.
· Sobre a Guerra Fria:
? O dia seguinte (The day after, EUA, 1983, direção: Nicholas Meyer) – Mostra as
conseqüências de uma guerra nuclear. Evidencia o perigo que pairou durante a Guerra Fria,
devido à corrida armamentista.
· Sobre a 2ª Guerra Mundial:
? Casablanca (Casablanca; 1942, EUA, direção: Michael Curtiz) – Passa durante a 2ª
Guerra Mundial, em Marrocos, no período da República de Vichy. Romance, intriga e
suspense em um clássico do cinema.
? O mais longo dos dias (The Longest Day; 1962, EUA, direção: Ken Annakin, A. Marton,
B. Wicki) Os preparativos para a invasão da Normandia em 06 de junho de 1944, o dia
D” durante a 2ª Guerra Mundial.
? A noite dos generais (Night of the Generals; 1967, Inglaterra, direção: Anatole Litvak)
A ação se passa durante a 2ª Guerra Mundial, em Paris. Uma prostituta é assassinada e este
crime envolve figuras do exército de ocupação.
? Julgamento em Nuremberg (Judgement in Nuremberg; 1961, EUA, direção: Stanley
Kramer) Julgamento que ocorre após a 2ª Guerra Mundial, com os criminosos do Eixo.
Um juiz dos EUA é convocado para chefiar o julgamento de quatro alemães.
? Esperança e glória (Hope and Glory; 1987, Inglaterra, direção: John Boorman) A 2ª
Guerra Mundial sobre a ótica de uma criança, que vive com a família em um bairro inglês
de classe média e que sofre constantes bombardeios.
? Adeus, meninos (Au Revoir les Enfants; 1987, França/Alemanha, direção: Louis Malle)
Na França, o destino de crianças de uma escola católica para ricos em 1944, durante a
ocupação nazista. Drama de racismo, delação e opressão.
· Sobre a Guerra do Vietnã:
? Dien Bien Phu – A última batalha da Indochina (Diên Biên Phú; 1992, França, direção:
Pierre Schoendoerffer) – Em 1954, um jornalista estadunidense que vivia em Hanói há mais
de dez anos, investigou os fatos que levaram ao fim o domínio francês. Uma espécie de
Platoon francês, pois seu diretor – autor do roteiro – foi cinegrafista do exército francês na
Indochina e chegou a ser preso pelos comunistas.
? Os boinas verdes (The green berets; 1968, EUA, dirigido e estrelado por John Wayne) –.
Favorável à intervenção estadunidense. Aliás, se os vietnamitas do filme fossem
substituídos por alemães ou japoneses, seria também um filme da 2a Guerra Mundial. Após
um treinamento rigoroso, um pelotão de elite – os boinas-verdes – vai lutar no Vietnã.
? Corações e Mentes (Hearts and minds; 1975, dirigido por Peter Davis) – Primeiro filme
(documentário) conhecido contrário à guerra, mostrou seus horrores quando ela já se
encaminhava para o final. Mostrou um suspeito de ser vietcong ser fuzilado pelo chefe da
polícia de Saigon, durante a Ofensiva do Tet.
? Taxi Driver (Taxi Driver; 1976; EUA, direção: Martin Scorcese) – A história de um
motorista de táxi, um ex-soldado do Vietnã, tentando obter a glória e o reconhecimento
público que o conflito não lhe concedera.
? O franco-atirador (The deer hunter; 1977; EUA, direção: Michael Cimino) – Conta a
vida de três amigos metalúrgicos, de uma pequena cidade da Pensilvânia, que foram
prisioneiros dos vietcongues. Conseguiram escapar mas ficaram profundamente marcados.
? Amargo regresso (Coming home; 1978; EUA, direção: Hal Ashby) – Um veterano do
Vietnã (Jon Voight) volta da guerra paraplégico e se apaixona por sua enfermeira (Jane
Fonda).
? Hair (Hair; 1979; EUA, direção: Milos Forman) – Um musical com base em uma peça de
teatro antibelicista, de sucesso no final dos anos 60. Tentou traçar um painel das mudanças
sócio-culturais pelas quais passavam os EUA na época. Uma amostra da contracultura dos
anos 60.
? Apocalipse (Apocalipse now; 1979; EUA, direção de Francis F. Coppola) – Baseado em
um romance cujo enredo se passava no Congo Belga, mas adaptado às circunstâncias do
Vietnã. Um coronel enlouquecido desaparece na Indochina e é procurado por um agente
especial com a missão de matá-lo. Mostrou a imbecilidade e os horrores da guerra.
Antológica a cena em que uma esquadrilha de helicópteros ataca uma aldeia ao som da
Cavalgada das Valquírias (de Wagner).
? Rambo, programado para matar (First blood; 1982; EUA, direção: Ted Kotcheff) – Um
veterano do Vietnã mostrava, em uma pequena cidade, o que aprendera no treinamento das
forças especiais e o que era capaz de fazer quando sofria injustiça. Na década de 1980:
alguns filmes mais condescendentes – foi o período da “era Reagan” –; os mais famosos
foram os filmes da série Rambo.
? Rambo II, a missão (First blood part II; 1985; EUA, direção: George P. Cosmatos) –
Rambo foi solto da cadeia, com a condição de resgatar prisioneiros de guerra no Vietnã.
Aliás, por sua eficiência na tarefa, se existissem uns dez deles, a história da guerra seria
diferente.
? De volta para o inferno (Uncommon valor; 1983, EUA, direção: Ted Kotcheff) – Aborda
a existência de prováveis prisioneiros no Vietnã. Um coronel da reserva não se conformava
com os relatórios oficiais que davam o seu filho como desaparecido em ação e juntou sete
ex-combatentes para resgatá-lo. Também sobre o mesmo tema, o filme Hanói Hilton
(1986).
? Platoon (Platoon; 1986, EUA, direção: Oliver Stone) – Uma visão condensada da guerra
(1968/69), com base na atuação do próprio diretor, que se engajou como voluntário e, pelo
filme, se arrependeu. Mostrou, dentro da guerra, através de cartas que escrevia, as
contradições de sua própria sociedade.

? Hanói Hilton (Hanói Hilton; 1986; EUA, direção: Lionel Chetwynd) – Após a guerra,
quatro soldados estadunidenses permaneceram presos em Hanói e tudo é tentado para
retirá- los.
? Nascido para matar (Full metal jacket; 1987; EUA, direção: Stanley Kubrick) – mostrava
a formação paranóica de soldados que iriam ao Vietnã e a ação dos mesmos em Hué, na
Ofensiva do Tet.
? Bom dia, Vietnã (Good morning, Vietnam; 1987; EUA, direção Barry Levinson) – Em
1965, no início da intervenção militar, soldado (Robin Williams) trabalhava como discjóquei
em uma rádio do exército em Saigon. Irreverente, anti- militarista, denunciava a
propaganda de guerra, as mentiras dos comunicados militares e mudava a programação
musical oficial. Baseado na vida do soldado Adrian Cronauer.
? Hamburger Hill (Hamburger Hill; 1987, EUA, direção: John Irving) – O título vem da
frase de um dos combatentes: “Os viets estão fazendo hambúrguer de nós.” Baseado em
fatos reais, relatou a ação de soldados estadunidenses em 1969 na missão de tomar uma
colina no Vietnã, repleta de vietcongues, que não estavam dispostos a deixá-la.
? Querida América - Cartas do Vietnã (Dear America; 1987; EUA, direção: Bill Couturie)
– A Guerra revelada através de cartas que soldados estadunidenses mandaram para as suas
famílias. Humor, tragédia, risos, lágrimas e indignação.
? Nascido em 4 de julho (Born on the Fourth of July; 1989, EUA, direção: Oliver Stone) –
Jovem ferido na Guerra do Vietnã (Tom Cruise) ficou paraplégico e, devagar, trocou suas
idéias conservadoras pelo ativismo político. Baseado na autobiografia de Ron Kovic (coautor
do roteiro).
? Entre o céu e a terra (Haven and Earth; 1993, EUA, direção: Oliver Stone) – Último
filme de uma trilogia sobre o Vietnã (Platoon; Nascido a 4 de julho), foi um dos primeiros
a tratar a guerra do ponto de vista de uma vietnamita (Phung Thi Lely). Uma camponesa
torturada durante a guerra, se casa com um soldado estadunidense e, nos EUA, conhece
também o preconceito e o ódio.
? Pecados da Guerra (Casualties of War; 1989, EUA, direção: Brian de Palma) – Durante
uma missão de patrulha, o sargento do pelotão seqüestrou uma jovem vietnamita, que foi
estuprada e assassinada pelos soldados. A narrativa, baseada em um caso real, é cruel e em
tom quase documental.
? Regret to Inform (Lamento Informar; 1998, EUA, direção: Barbara Sonneborn) –
Documentário sobre as “viúvas da guerra”, tanto dos EUA como no Vietnã, que falam das
tentativas de superar os traumas da guerra. Para as vietnamitas, não era um conflito entre
capitalismo e comunismo, e sim que os EUA haviam invadido o seu país e precisavam
expulsá-los. [Premiado no Festival Sundance e indicado ao Oscar de Melhor Documentário
em 1999]
? Woodstock (Woodstock: the director cut; 1994, EUA, direção: Michael Wadlegh) – Sobre
o famoso festival de música realizado em agosto de 1969 (ano em que morreram Martin
Luther King e Robert Kennedy) em uma fazenda nos arredores de New York. Esta é uma
nova versão do diretor.9

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