Total de visualizações de página

Historico

HISTÓRICO DA ESCOLA TRÊS MARIAS


Garantir o ensino, a aprendizagem e a vivência de valores, visando à formação de cidadãos críticos, participativos e capazes de estabelecer uma convivência harmoniosa com seu semelhante, permanecerá como objetivo principal da Proposta Pedagógica e lema de todos que fazem esta escola.

Aos 21 dias do mês de abril de 1989, foi Inaugurada a Escola Três Marias, no Governo do Dr. Miguel Arraes de Alencar, localizada no Bairro da COHAB, em Floresta, com seis salas de aulas, uma biblioteca, cozinha, banheiros e dependências administrativas. Foi criada para atender à população que residia distante do centro da cidade, população considerada de poucos recursos , mas que a recebeu com bastante alegria e satisfação. A presença e participação da comunidade, nesta escola, são consideradas uma de suas principais características.  Atualmente atende a alunos dos bairros COHAB, Caetano I, Caetano II, Santa Rosa e Três Marias.  Nestes bairros é a única escola que oferece todas as modalidades de ensino.
Das Escolas Estaduais de Floresta esta teve seu nome escolhido pela própria  comunidade em homenagem às Três Marias que, segundo contam, foram três irmãs assassinadas há tempos atrás, nas proximidades do bairro, onde foi erguida uma capela frequentada por devotos que rezam para agradecer graças recebidas.

A Escola começou a funcionar no início de 1989, tendo como responsáveis às funcionárias da DERE, Maria Neuma Carvalho Rosa e Lídia Gomes Menezes. No princípio funcionavam seis turmas de Ensino fundamental de séries iniciais e uma turma de 5ª série, Hoje conta com 29 turmas tanto de Ensino Fundamental regular, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Educação Especial, isto faz com que aluno crie um forte vínculo com a escola, chegando pequeno e saindo concluinte do Ensino Médio. As primeiras professoras da Escola Três Marias foram: Crizonete Nunes Bastos Honório, Maria da Conceição Leal de Sá Valões, Suely Ferreira da Silva, Francisca Maria de Sá, Honorina Maria de Menezes, Irismar de Sá Leal, Efigênia Maria Gomes de Souza, Gilvanete Maria de Souza (substituindo Crizonete), Maria Genilda Freire Vilarim, Clóves Lopes dos Santos, Noêmia Lopes e Maria José de Sá Leite (orientadora). Neste ano de 2009 temos 30 professores. 13 funcionários administrativos, entre técnicos-pedagógicos e gestão são nove funcionários.
A primeira direção da escola foi nomeada, pelo Governo do estado de Pernambuco, a professora Maria Elenice Lopes Bastos, tendo como secretária Arnalva Bastos Gonçalves Leal, sendo logo substituída pela professora Ana Lúcia Freire de Santana. Os demais funcionários eram: Elizonete Gomes da Silva Souza, Maria Margarida Nunes Novaes, Maria da Saude de Souza Ferraz Oliveira Nogueira e Lima, agentes administrativos, a merendeira Maria Júlia de Sá e o vigia Manoel Alves da Silva. Naquele ano a Escola Três Marias iniciou o ano letivo com 341 alunos matriculados.

Na solenidade de inauguração, estavam presentes o  Sr. Djalma Souto Maior, diretor da Diretoria de Administração, a Srª. Tereza Cristina da Rosa Ferraz, diretora da DERE – Floresta, Sr. Francisco Ferraz Novais, prefeito do município de Floresta, Revmº. Sr. D. Francisco Xavier, então Bispo de Floresta, demais autoridades, alunos e comunidade local.( inauguração )
A Diretora Maria Elenice Lopes Bastos dirigiu a escola no período de 17.03.89 a 11.09.91, deixando o cargo quando saiu o ato de sua aposentadoria.
Em 1991 foi criada a Biblioteca Escolar Profª. Teresa Cristina da Rosa Ferraz. (Fotos da biblioteca)
Através do Ato nº. 4665 de 10.09.91, tomaram posse a 2ª Diretora Zivaneide Vitório da Silva Menezes Novaes, dirigindo a escola juntamente com a secretária Jaíra Sânia Gomes Novaes, a Educadora de Apoio Arnalva Bastos Gonçalves Leal e demais funcionários até o dia 07.02.94. De fevereiro a abril de 1994 a escola ficou sob a responsabilidade da Secretária, a Educadora de Apoio e demais funcionários, visto que a então diretora afastou- se para assumir a direção de uma outra escola .

Em abril de 1994, tomou posse a 3ª Diretora Maria do Socorro Carvalho Guimarães Leal, tendo como secretária Marluce Maria da Silva Sá e a educadora de Apoio Efigênia Maria Gomes de Souza até dezembro de 1995. Neste período a escola ganhou alguns instrumentos musicais e formou a sua banda marcial, com o mesmo nome da escola. Com ajuda de funcionários e do comercio local adquiriu uniformes para seus componentes, e desde então com movimentos e doações, a banda vem se apresentando em diversos eventos sendo até convidada para tocar em outros municípios, enchendo de orgulho seus familiares e alegrando a comunidade.  As balizas da banda são elementos essenciais em suas apresentações, onde a cada ano surgem novos talentos.

Em dezembro de 1994 a Escola realizou sua primeira conclusão do Ensino fundamental com uma turma de 25 alunos, e desde 2003 anualmente há conclusão de turmas do Ensino Médio.
No dia 08 de fevereiro de 1996, assumiu a direção a Profª. Maria Arlinda Leite de Sá, tendo como Diretora Adjunta a Profª. Maria Amélia de Souza Araújo e como Secretária a Profª. Marluce Maria da Silva Sá.
Dentre os projetos desenvolvidos podemos ressaltar, o grupo de dança coordenado pela professora Silviane Ferreira, composto por meninos e meninas que devido a suas atuações era convidado para apresentações em aberturas de eventos e datas comemorativas. No final desta gestão , quando a professora Maria Amélia de Souza Araújo assumiu a direção , a escola se inscreveu no Prêmio de Gestão e ganhou a 1ª colocação dentre as escolas da GRE, sendo o professorado e a participação da comunidade pontos fortes para esta conquista.

Em 11 de junho de 1999, tomaram posse a Diretora Ana Cláudia da Silva Pereira, a Diretora Adjunta Suely Ferreira da Silva e a Chefe de Secretaria Elizete Pereira. Em 2001 houve as primeiras eleições diretas para diretor onde a mesma equipe após processo de eleição tomaram posse; neste mesmo ano a escola novamente ganhou o prêmio de gestão. Com a Professora Ana Cláudia foram desenvolvidos diversos projetos, contemplando na Proposta pedagógica temas transversais como cidadania, sexualidade, drogas e DSTs, através de palestras, dinâmicas, aulas passeio e culminâncias, em 2003 destacamos o Projeto Tributo em Movimento, que trouxe prêmios para a escola, também o Dia D da Geografia, que envolveu todo o alunado da cidade, neste período nesta escola a aulas de ensino religioso já aconteciam como seminários, era uma proposta que dava certo, assim como os Encontros de pais e filhos e os Manifestos Pedagógicos anuais , onde eram concentradas todas as atividades da escola, envolvidas em um tema. Esta gestão permaneceu até o dia 09.10.05
.
Novamente após processo de eleição no dia 10.10.05 tomou posse a Diretora Lucimar Vilarim L. Menezes, o Diretor Adjunto José Édson Vilarim de Souza e a Chefe de Secretaria Carlinda Maria da Silva. Em março de 2006 o Diretor Adjunto se afastou do cargo e a Profª Noêmia Xavier de Moraes assumiu o seu lugar. Nesta gestão a preocupação com a inserção da comunidade escolar com as novas tecnologias foram pontos marcantes escola aberta para o acesso da comunidade, dos alunos e formação dos profissionais aconteceram, em 2007 a gestão escolar participou de uma formação a distância oferecida pela Microsoft em conjunto com a PUC, elaborou um projeto com ações já pertinentes no espaço escolar, se inscreveu com este mesmo projeto em um prêmio de tecnologias oferecido pela secretaria de educação conquistando tanto aparelhos tecnológicos para utilização nas aulas como também todos os seus professores foram contemplados com um computador.

 No ano de 2007ª Escola Três Marias foi selecionada para atuar como escola piloto do Projeto de Modernização da escola Pública, promovido pela Secretaria de Educação do Estado, que visa desenvolver um trabalho orientado para sistematização e concretização de objetivos e metas que atendam as necessidades da escola no sentido de obter a aprendizagem em ambiente favorável.
Desde então somados a nossa proposta Pedagógica e aos planos de gestão administrativos e pedagógicos, viemos implementando e executando ações nas vertentes ambientais e pedagógicas. Com este Projeto procuramos focar no desenvolvimento do ensino – aprendizagem baseado em metas, a preocupação com aulas dadas, tempo de aulas, aulas atrativas, participação em trabalhos em sala, para casa cumprido e freqüência do aluno entre outros são temas pertinentes que pede o engajamento de toda a comunidade na implementação e execução dos planos visando bons resultados e consequentemente a aprendizagem.


 Em 2008 tivemos o dia D da matemática, que envolveu todos os alunos do fundamental anos finais, e o Projeto de monitoramento da infrequência do aluno, ação esta que deu resultados constatados através da redução dos números de evasão e elevação da aprovação no Ensino Fundamental.

ESCOLA TRES MARIAS % DE APROVAÇÃO E REPETÊNCIA

APROVAÇÃO











ANO
2004
2005
2006
2007
2008
TOTAL GERAL
88%
82%
82%
79%
88%
ENSINO FUNDAMENTAL
87%
78%
79%
78%
91%
ENSINO MEDIO
99%
100%
95%
95%
85%
EJA
86%
81%
72%
77%
67%












PERMANENCIA











ANO
2004
2005
2006
2007
2008
TOTAL GERAL
70%
80%
79%
81%
92%
ENSINO FUNDAMENTAL
86%
95%
88%
92%
97%
ENSINO MEDIO
56%
77%
74%
79%
74%
EJA
35%
56%
43%
38%
40%









 A gestão de Lucimar permaneceu até 05 de fevereiro de 2009.
Em fevereiro de 2009, uma nova equipe é formada para assumir a direção da Escola Três Marias: a Diretora Amélia Auxiliadora de Menezes e Sá, a Diretora Adjunta Regiane Bezerra Novaes e a Secretaria Andréa da Silva Santos Leite.
Atualmente, temos 626 alunos, distribuídos em 29 turmas de Ensino Fundamental I e II, Educação Especial, EJA, Ensino Médio e Travessia. , são 35 professores, 03 Educadores de Apoio, 03 Bibliotecárias, 02 Técnicas Educacionais, 06 Auxiliares Administrativos Educacionais, 04 Auxiliares de Serviços Administrativos Educacionais e 01 Auxiliar de Serviços Geral.
                  No ano  de 2009, na vertente  pedagógica da escola foi direcionado ações após observação de  avaliações feitas por toda a comunidade escola, na perspectiva de, a partir dos resultados destas avaliações haver um redirecionamento das atividades planejadas, dentre estas atividades, sentiu-se  a necessidade de discutir com o alunado o Projeto São Francisco, buscando compreensão dos fatos que estão acontecendo no município em relação a transposição das águas do Rio São Francisco, destacou-se também a  aula atrativa diferenciada , principalmente pelos professores de português e matemática , frutos da participação em formações ( gestar II) como exemplo temos o jornal confeccionado mensalmente por turmas do ensino fundamental e médio  .   Na vertente ambiental, cumpriu as metas  como as atividades sobre drogas e gravidez na adolescência.
  Um lindo jardim foi a materialização do Projeto Escola Limpa Comunidade Educada, que iniciou em 2008 com a participação da professora Amélia e da aluna Dália escolhida como representante dos alunos nas Conferências Estadual e Nacional de Meio Ambiente. Com a dedicação da professora Amélia, juntamente com alunos, pessoas da comunidade, outros professores e funcionários executaram este projeto juntamente com as ações do Projeto de modernização, voltado basicamente para a limpeza dos espaços da escola e a manutenção do jardim.

No item resultados, entre os anos 2008 e 2009 tivemos  a alegria de conquistar 3 vezes alunos no  1 lugar no vestibular do IF * Instituto Federal para o Médio subseqüente , Técnico em Informática e Técnico em agropecuária.

Coma a saída da diretora adjunta Regiane Bezerra, ainda em 2009, em fevereiro de 2010 assumiu como gestora adjunta – Hermina Filomena de Sá.
Em 2010 a Escola foi contemplada com uma reforma que acrescentou ao espaço escolar 4 salas de aula no 1 andar, estas salas  nos  possibilitou uma sala de vídeo e também  favoreceu a volta da sala dos professores que antes funcionava sala de aula.


Neste ano de 2011 , pudemos iniciar as atividades  já com a reforma concluída.Com o objetivo de minimizar a violência durante o recreio vivenciou o Projeto Recreio Legal em 2011 com atividades lúdicas de leitura, arte e esporte.
 Em 2012 com o Programa Mais Educação ofereceu-se oficinas no contra turno para os alunos permanecerem mais tempo na Escola, (Futebol, informática , reforço, rádio escolar...) como também a extensão de oficinas  aos sábados participando  do Programa  Escola Aberta, para alunos da escola e comunidade, também através de oficinas de Artesanato , coral , dança , capoeira...).
Em fevereiro de 2013 através de processo seletivo e  consultivo assume a gestão da Escola Três Marias Izabel Cristina de Oliveira Silva. Com o intuito de contribuir com a formação do educando em relação a uma educação democrática participativa, inclusiva, e que atenda a diversidade, focado em valores para uma cultura de paz e no trabalho coletivo. 





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...